segunda-feira, setembro 26, 2005

O melhor filme de romance do ano


Quando retirei "O clã das adagas voadoras" na locadora imaginei que veria uma aventura chinesa com cenas de lutas (kung fu), malabarismo e muitos efeitos especiais, como são os novos filmes chineses. Aliás, a atual safra de filmes chineses é inovadora, experimental, moderna (mesmo se retrata uma história do século IX), num flerte sem fim com Holywood sem deixar de ser essencialmente chinesa. Sou um fã ardoroso dos filmes de ação feitos em Hong Kong, de onde surgiu os espetaculares Jet Li e Jackie Chan. Por causa disso já vi muita porcaria, mas mesmo os filmes ruins são extremamente chineses. Os filmes de kung fu produzidos por Holywood jamais conseguiram ser originais e bem coreografados como os do país de Bruce Lee.
Zhang Yimou,o diretor de "O clã das adagas voadoras" também dirigiu "Herói", com Jet Li. Os dois filmes são obras-primas, mereciam Oscar de melhor filme estrangeiro. O "clã" é um filme de amor impossível, quase um Romeu e Julieta. "Herói", "O clã das adagas voadoras" e "Kung-Fusão" é a trilogia dos filmes chineses: um filme de ação, um romance e uma comédia. Eles usam o kung fu, arte marcial coreana (se não me engano) que virou identidade chinesa, como delineador das tramas. Qualquer um dos três merece uma apreciação, uma degustação demorada.
Sinopse: "No ano de 859 a China passa por terríveis conflitos. A dinastia Tang, antes próspera, está decadente. Corrupto, o governo é incapaz de lutar contra os grupos rebeldes que se insurgem. O mais poderoso e prestigiado deles é o Clã dos Punhais Voadores. Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro), dois soldados do exército oficial, recebem a missão de capturar o misterioso líder dos Punhais Voadores e para tanto elaboram um plano: Jin se disfarça como um combatente solitário, ganha a confiança da bela revolucionária cega Mei (Zhang Ziyi) e, assim, infiltra-se no grupo. Mas a dupla não contava com a paixão que Mei despertaria nos dois".

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]